SÍNTESE DA HOMILIA – DOMINGO DE PÁSCOA 04/04/21
Todos os anos nós celebramos o maior acontecimento da fé cristã que é a Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Liturgia nos apresenta dois grandes momentos: o natal que é a encarnação do Nosso Senhor e depois complementa na ressurreição do Senhor.
Todos os anos nós dizemos para os outros: - Feliz Páscoa!
Isso nós fazemos de uma forma muito mecanizada, não temos noção exata do que é essa expressão. Olhando para os três textos propostos hoje, nós podíamos pensar exatamente o que desejamos a alguém quando saudamos alguém com FELIZ PASCOA.
Páscoa significa passagem, essa páscoa em Jesus para nós se transforma em Eucaristia.
O que é feliz páscoa para nós cristãos? Tendo como base as leituras de hoje podemos pensar que quando desejamos FELIZ PÁSCOA PARA ALGUEM DESEJAMOS UMA FELIZ TRAVESSIA.
Páscoa também é sinônimo de travessia. Madalena faz uma travessia até chegar no sepulcro onde estava sepultado Jesus. Vale lembrar que quando falo em travessia, falo de sair de si para o encontro com o outro. PÁSCOA É QUANDO VOU AO ENCONTRO DO OUTRO! No século IV tinha um teólogo que dizia que embora fosse de madrugada e estivesse escuro, quando Madalena sai para ir embalsamar o corpo de Jesus, ela estava iluminada pelo amor que ela sentia. Era o amor que iluminava a travessia!
Maria não foi ao sepulcro achando que Jesus estivesse vivo, como nós sabemos aqui, ela foi para embalsamar o seu corpo achando que ele estivesse morto. Vale lembrar que depois que ela foi tocada por Jesus, nunca mais a deixou de servir Jesus.
Aprendemos com Maria que FELIZ PÁSCOA É UMA FELIZ TRAVESSIA, É SAIRMOS DE NÓS MESMOS E IR AO ENCONTRO DO OUTRO, DAQUELE QUE SOFRE, DAQUELE EMPOBRECIDO, DO ENFERMO. ISSO É PÁSCOA. ISSO É O MOVIMENTO DO AMOR PORQUE ELE ME AMOU PRIMEIRO!!!!
Todas às vezes que desejo uma feliz páscoa, estou desejando uma feliz travessia. Que Cristo seja nossa grande meta.
Quando eu desejo feliz páscoa para alguém eu DESEJO FELIZ DESACELERAÇÃO!!
Parece estranho dizer isso, mas vejam bem: quando Maria vê o tumulo vazio ela corre para avisar, João e Pedro correm para ver o que estava acontecendo. Maria Madalena correu, João correu e Pedro correu. Não se vive páscoa na correria. Não se experimenta Cristo na correria.
Não se vê Cristo no imediatismo. Não se vê Cristo nesse momento frenético em que vivemos. Por isso só se faz uma profunda experiência pascal aqueles que desaceleram. Essa correria toda que vivemos.... não se experimenta Cristo, não consegue se enxergar o Ressurrecto, somente consegue se experimentar no silencio e na intimidade.
JESUS SÓ APARECE PARA OS DISCÍPULOS NA TRANQUILIDADE E NA INTIMIDADE COM OS DISCÍPULOS. FELIZ PÁSCOA É PARA DIZER PARA ALGUEM: DESACELERA UM POUCO... estamos vivendo tempos estranhos, não vivemos tempos diálogos, não nos encontramos mais, esbarramos só uns aos outros... isso acontece também com nossa fé, esbarramos em Cristo muitas vezes na igreja sem ter intimidade com Jesus Cristo.
Quando eu desejo FELIZ PÁSCOA PARA ALGUEM, EU DESEJO O ENTENDIMENTO DA FÉ.
Se eu não tiver o entendimento da fé, não consigo viver a páscoa. O Evangelho foi escrito na língua grega e a língua grega é exata: primeiro um discípulo chega e OLHA, aqui o verbo “blepô”, que é quando você vê alguma coisa mas não está entendendo, é apenas um olhar de curiosidade, é o olhar de Pedro. Depois chega outro discípulo que olha, agora no verbo “teoreo”, que é um olhar investigativo. Depois entra João e vê com o coração, vê e entendeu com o coração. João entendeu que se o corpo de Jesus tivesse sido roubado, que ladrão seria esse que dobraria os panos que o cobria e deixaria dobradinho no cantinho?? O verbo grego “blepô” é quando eu vejo e não entendo, o verbo grego “teoreo” é quando eu vejo e não concluo mas o “eidon” é olhar de quando eu vejo e compreendo. Jesus era muito detalhista nas coisas que fazia. Portanto, JOÃO VÊ E CRÊ. E João está crendo mesmo antes de ver Cristo Ressurrecto. João acreditou que a vida venceu a morte naquele momento, acreditou que naquele momento a cruz não conseguiu segurar o filho de Deus, acreditou que naquele momento poderíamos viver o maior evento da humanidade: a ressurreição humana na ressurreição de Cristo.
Quando eu desejo FELIZ PÁSCOA eu estou dizendo: feliz esforço, não permita que as pedras te impeçam de chegar a meta final que é o céu!! Quais pedras? As pedras do adultério, da corrupção, da falsidade, da mentira! Temos que viver o esforço diário de chegar ao céu! Temos que nos esforçar para não perder o que Jesus nos deu naquela cruz: A SALVAÇÃO!!! Não permita que as pedras da vida te amassem, te bloqueiem para que você não saia do sepulcro e te impeçam de chegar ao céu! Quais as pedras que estão te impedindo de alcançar a meta que é de chegar ao céu?? Estamos tão preocupados com os pecados dos outros que esquecemos dos nossos... estamos tão preocupados com a salvação dos outros que esquecemos da nossa salvação!
Quando eu desejo FELIZ PÁSCOA eu desejo FELIZ VITÓRIA, FELIZ PASSAGEM porque a cruz não é lugar de permanência, a cruz é lugar de passagem, estamos caminhando para a cruz, eu entendo que tenho que passar por ela, mas eu lembro que o calvário estava aberto, que a morte não venceu, que Cristo não foi derrotado.
Amados, nós precisamos fazer experiência de cruzes, mas não permaneceremos nela porque o nosso endereço final é o sepulcro que nos remete à eternidade. Quando nós olhamos para a Cruz de Cristo lembramos que não é um derrotado, um vitorioso! Que o sepulcro estava aberto! Desejar feliz páscoa a alguém é desejar uma feliz vitória, apesar das cicatrizes e dos tombos.
Por fim, DESEJAR FELIZ PÁSCOA PARA ALGUEM NÃO É OUTRA COISA SENÃO, DESEJAR UM TESTEMUNHO DE VIDA!!! É ser, é ontológico, SER PÁSCOA NA VIDA DOS OUTROS!!! 365 dias, 245 horas ser páscoa!!!
QUANDO EU DIGO FELIZ PÁSCOA, ESTOU DIZENDO, FELIZ TESTEMUNHO!
Eu não acredito em Jesus só porque João me contou isso não, só porque está escrito nos quatro livros do evangelho não. É muito pouco. Eu acredito em Jesus quando eu olho para vida de muita gente e para minha própria vida e vejo o quanto eu mudei depois que Jesus entrou na minha vida. Sabemos que Jesus existe quando vemos uma pessoa mudando radicalmente a forma de ser, de falar, de se comportar. Páscoa implica mudança da mente e do comportamento.
Isso é feliz páscoa: FELIZ TRAVESSSIA, FELIZ DESACELERAÇÃO, FELIZ TESTEMUNHO, FELIZ ESFORÇO E FELIZ ENTENDIMENTO. Se tudo isso eu conseguir viver, eu compreendi o mistério indivisível do calvário e do sepulcro, da cruz e da pedra que foi rolado, do Cristo ensangüentado e do Cristo exaltado. A você uma FELIZ PÁSCOA E A ELE, UMA SALVA DE PALMAS!!!
PADRE FERNANDO GUIRADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário